João Paulo Casarotti

Artigos Acadêmicos- English
Artigo: Chopin the Teacher
DMA Dissertation - LSU

O pianista e pedagogo brasileiro João Paulo Casarotti obteve o Doutorado em Piano Performance pala Louisiana State University, Mestrado em Performance Pianística e em Pedagogia do Piano na Temple University, o Mestrado em Pedagogia do Piano pela University of North Dakota, o Bacharelado em Piano pela Universidade de São Paulo, o Diploma de Piano da Escola de Música “Maestro Ernt Mahle” de Piracicaba, e o Certificado de Performance da Academia Nacional de Música de Sofia (Bulgária). Casarotti mantém uma atividade intensa como intérprete, pesquisador, pedagogo e palestrante. Entre seus professores estão Michael Gurt, Sheila Paige, Maria Del Pico Taylor, Dr. Mauricy Martin, Dr. Sergio Gallo, Victor Tchouchkov, Marisa Lacorte, Cecilia Bellato, Conceição Cazelatto e Olga Normanha. 

Dr. Casarotti se apresentou com solista e camerista no Brasil,  Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul,  Bulgária, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Ele atuou ainda com orquestra no Brasil e nos Estados Unidos. Casarotti foi Diretor Artístico das séries “Ernst Mahle in America” (2009) e “Villa-Lobos in America” (2010). Ele organizou concertos integrando essas séries na Rock Hall (Temple University, Philadelphia), na Steinert Hall (Boston) e na Steinway Hall (New York).

Casarotti é um importante pesquisador da obra pianística de Ernst Mahler e desenvolve um projeto para tornar a música de Mahle mais acessível para o público. Casarotti apresentou palestras na Hawaii International Conference of Arts and Humanities, na Temple University MTNA Chapter, na Northern Delaware Valley Chapter of the Music Teachers Association, e na Pennsylvania State Conference of the Music Teachers Association.

Casarotti especializou-se na Taubman  technique e estudou sob orientação de Maria Del Pico Taylor e Dorothy Taubman. Ele se tornou o editor do Booklet of Musical Examples do Taubman Seminar na Temple University e serviu como assistente no Taubman Seminar por três anos. Casarotti foi nomeado recentemente como docente no Keyboard Wellness Seminar na University of North Texas e estuda atualmente com Sheila Paige.

Em 2009 Casarotti começou uma pesquisa para criar um estúdio online para o ensino do piano. Desde então ele leciona à distância a partir de locações diversas como Pennsylvania, New Jersey, New York, Louisiana e Brasil. Casarotti criou o estúdio online de piano da Southern University em 2013. Essa iniciativa tem sido um recurso fundamental para o currículo de música da Southern University. Ele se tornou um consultor para estúdios privados e universidades na Louisiana, em New Jersey, Pennsylvania, New York e Brasil e veme apresentando palestras e workshops em conferencias como a National Conference of Piano Pedagogy e  National Conference da Music Teachers National Association

Na temporada de 2014 Casarotti esteve no Brasil para apresentar uma série de recitais e masterclasses e atuar como solista para a comemoração do 85º aniversário do compositor Ernst Mahle com a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Casarotti também foi solista no mesmo ano da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Louisiana State University Orchestra.  Participou de uma turnê pela Asia passando pela Coréia, Tailândia e Taiwan. Casarotti foi júri do 2014 International Piano Examination Committee (IPPEC) em Taiwan e ouviu mais de 1700 pianistas.

Casarotti tem uma intensa carreira como pedagogo tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Ele trabalhou por quatro anos na Temple University e na Temple Prep School, onde ministrou aulas em Pedagogia do Piano, Piano em Grupo e Aulas Práticas Aplicadas. Atualmente, Casarotti é Assistant Professor em Piano e Pedagogia do Piano e Coordenador de Área de Piano na Southern University em Baton Rouge, LA.

 

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DR BRANDON BASCOM

Fresno City College
International Student Application
Web Page

Brandon Bascom a native of Provo, Utah, began piano lessons at the age of three with Irene Peery. At the age of six he began studying with Dr. David Glen Hatch. Brandon soloed with his first symphony, the Murray (Utah) Symphony at the age of eight. In 1991 he was selected to appear in the Gina Bachauer Recitals Around the Towne in Salt Lake City. He gave a solo recital in The Temple Square Concert Series in 1991 and 1993. In 1997, Brandon was a Utah Music Educators Association All State Selection. During the 2002 Olympic Games in Salt Lake City, Brandon again performed a solo recital at Temple Square in the Assembly Hall. Brandon has won numerous festivals and competitions, including First Prize at the National Federation Music Club Utah State in 2003, NFMC Regional Finalist in 2003 and a NFMC National Contestant in 2003. He has appeared as a soloist with numerous orchestras including the Brigham Young University Philharmonic Orchestra. Brandon has been the recipient of scholarships at Utah State University, Brigham Young University, The University of Michigan and The University of Iowa.

Brandon earned a Bachelor of Music degree from Brigham Young University in August 2004. He has performed in several masterclasses with renowned artists such as Marian Han, David Dubal and Martin Jones. In 2006, Brandon completed his Master of Music degree in Piano Performance at The Manhattan School of Music in New York City. In 2008, Brandon earned another Master of Music degree in Piano Performance and Pedagogy from the University of Michigan. In 2012, Brandon received his Doctor of Musical Arts degree from the University of Iowa, where he was the recipient of a T. Anne Cleary International Dissertation Research Fellowship, and an Outstanding Teaching Assistant Award. Brandon has maintained his own private studio teaching students since 2002. He has studied with Uriel Tsachor, Christopher Harding, Arkady Aronov, Irene Peery-Fox, Ralph van der Beek, Gary Amano, David Glen Hatch, and Piano Pedagogy with Carol Aicher, John Ellis and Alan Huckleberry. Brandon enjoys arranging songs and hymns for the piano. Dr. Bascom previously taught at Brigham Young University-Idaho and Dillard University. Brandon, his wife Lindsey and their sons Kurt, Luke, and Clark, and daughter Grace currently reside in California, where Brandon is a Professor of Piano at Fresno City College.

DRA. DANIELI LONGO

PianO

Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire National de Musique de Strasbourg, Danieli Longo desenvolve intensa atividade como professora, pianista e pesquisadora. Durante o período de estudos na França, recebeu orientação dos renomados professores Victoria Melki, Claudio Chaiquin e Aquiles Delle-Vigne. A convite deste, integrou o conceituado “Festival Flaine Musique” na Haute-Savoie, na França. Participou de várias Masters Classes, entre as quais se destacam as ministradas pelos pianistas Frederich Moyer (USA) e Peter Schmallfuss (Alemanha) no Brasil e em Paris pelo grande pianista Aldo Ciccolini (França/Itália). No Brasil deve sua formação pianística aos professores Paulo Giovanini (Maringá), Homero Magalhães e Beatriz Balzi (São Paulo).

Apresentou-se no Brasil, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica do Paraná.

Em 2012 e 13 realizou turnê na Europa, onde se apresentou no Castello di Grumello, na prestigiosa Sala Piatti em Bergamo e no histórico Teatro Rossini-Lugo em Ravenna na Itália. Este concerto teve objetivo humanitário, recebeu o apoio do Ministério da Cultura - MINC  e o “1o lugar” pelo Edital de Intercâmbio – Eixo Artes 2013.

Destaque ainda para sua participação no Festival Música Nova – Gilberto Mendes: em 2013 como solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob a direção do Maestro Vantoil Souza. Em 2015 realizou a estreia paulistana do “Concerto para Piano, Orquestra de Cordas e Percussão” do compositor brasileiro Liduino Pitombeira, frente a Orquestra Acadêmica da UNESP, sob a regência do Maestro Lutero Rodrigues. Em 2017 integrou o juri do “XI Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith”, na importante Capela Santa Maria em Curitiba, no qual também ministrou masterclass.

Pós-Doutora, Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo - USP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. Como produto de seu doutorado, gravou o CD “Obras de Guerra”, no qual interpreta obras significativas de sua pesquisa. É autora do livro “Obras de Guerra – A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” (2013) publicado pela Editora AnnaBlume em coedição com a FAPESP. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France – BnF, Bibliothèque de l ́IRCAM, Médiathèque Musicale Mahler e Bibliothèque de la Sorbonne, onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado artigos nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Música em Perspectiva, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Atualmente realiza pós-doutorado com pesquisa amparada pela CAPES. Em 2018 realizou novo e importante estágio de pesquisa ao acervo privado da Bibliothèque nationale de France-BnF, para o qual obteve autorização do Centre international Nadia et Lili Boulanger para a reprodução de uma documentação inédita sobre seu atual foco de pesquisa, a Société Musicale Indépendente-SMI.

É professora de piano do Instituto de Artes, UNESP.

 

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PAULO GAZZANEO

Pianista e Compositor

"Paulo Gazzaneo movimenta-se com perfeita naturalidade neste mundo romântico provando essa sua atração com as Polonaises de Chopin que nos apresentou. Possui toda a técnica de piano e a riqueza de sentimentos que este estilo exige de seus intérpretes". - Marianne Pándi, 1990 Magyar Nemzet, Budapeste

 

Faculdade Cantareira

Foi assim que o paulistano Paulo Gazzaneo começava a sua carreira internacional no velho continente, em recital de piano realizado na Kisterem da Liszt Ferenc Zeneművészeti Főiskola na cidade de Budapeste, Hungria.

A sua bem sucedida carreira está baseada em duas vertentes de seu trabalho, a interpretação e a pedagogia e, recentemente, tem se destacado na área da composição.

Mestre pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Matos Martin, em sua formação acadêmica destacam-se as orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado no Brasil, Hans Graf na Academia Superior de Música de Viena, Áustria e István Lantos, Ferenc Rádos e Marta Gulyás na Academia Superior Franz Liszt de Budapeste, Hungria.

Desde o seu retorno ao Brasil em 1993, fixou residência em São Paulo e assumiu como principal premissa de seu trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, preferencialmente ainda ativos buscando valorizar a geração atual de criadores.

Como intérprete já dispõe de oito títulos em sua discografia, sete dos quais integralmente dedicados à música nacional. Como compositor, além de um registro fonográfico produzido em 2005 pelo selo PMC, já foi prestigiado pelo Harpyia Quartet (Grécia) em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental em 2003. Em 2010 a Taiwan at Sun Yat-sen University utilizou o seu Trio para piano e cordas em seu repertório acadêmico.

Como recitalista e solista já se apresentou nos Estados Unidos, América Central, em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), destacando-se a sua interpretação da integral dos Concertos para Piano de Mozart realizada em Budapeste em 1991, e recentemente uma bem sucedida temporada de concertos pelos Estados Unidos em 2012.

Como camerista desenvolveu entre 2002 e 2006 um importante trabalho de difusão do repertório contemporâneo brasileiro no Trio Retrato Brasileiro e atualmente confirma sua versatilidade técnica e estética no São Paulo Arte Trio, ao lado do violinista Paulo Calligopoulos e da violoncelista Ana Chamorro.

Como regente, fez sua estréia no cenário artístico brasileiro no mês de dezembro de 2011 frente a Orquestra Filarmônica do Brasil em concerto realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente é docente da Faculdade Cantareira nas cadeiras de Linguagem e Estruturação Musical e correpetição, Diretor do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista, Diretor e Consultor da sessão internacional do Festival de Música Clássica de João Pessoa, pianista titular da Orquestra Filarmônica do Brasil, membro fundador do São Paulo Arte Trio e é representado artisticamente pela agência Weimar.

Gazzaneo é membro da American Liszt Society e British Liszt Society. 

 

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foto: Riba Dantas

HERCULES GOMES

Pianista e Compositor

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Natural de Vitória (ES), Hercules iniciou seus estudos aos 13 anos como autodidata e pouco tempo depois já tocava em bandas do cenário musical capixaba. Estudou na Escola de Música do Espírito Santo (a então EMES) e posteriormente ingressou no curso de Música Popular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se formou bacharel.

Apresentou-se em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como a MIMO, em Ouro Preto (MG); o Festival Brasil Instrumental, em Tatuí (São Paulo); o Gourmet Jazz Festival, em Águas de São Pedro (SP); o Savassi Festival em Belo horizonte (MG); o 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão, em Campos do Jordão (SP); o XV CCPA Jazz Festival, em Assunção (Paraguai); o 25º Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana (Cuba); e o Festival Piano, Piano, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires (Argentina).

Em 2012 foi o vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo - Instrumentista promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em homenagem ao importante compositor natural da cidade.E em decorrência do Prêmio Nabor, em 2013 recebeu a Outorga do Colar do Centenário pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Em 2014 foi vencedor do I Prêmio MIMO Instrumental promovido pelo maior festival de música instrumental do Brasil (MIMO) com o objetivo de revelar novos talentos.

Já participou de trabalhos ao lado de músicos de renome como Arismar do Espirito Santo, Letieres Leite, Alessandro Penezzi e Wilson das, dentre outros.

Em 2014 participou do projeto GOMA-LACA – Afrobrasilidades em 78 RPM ao lado do maestro baiano Letieres Leite, projeto que resgatou músicas do candomblé, capoeira, jongo, maracatu, embolada e choro originalmente gravadas entre as décadas de 1920 e 1950.

E em 2015 participou da gravação do CD Radamés Gnattali - Concertos Cariocas no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Como solista da mesma orquestra, estreou no Brasil a Segunda Rapsódia de George Gershwin no Auditório Cláudio Santoro na programação do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Participou como professor ministrando palestras, oficinas e workshops em importantes festivais como a 32ª Oficina de Música de Curitiba, o II Festival de Piano de Natal, o Savassi Festival 2016 e o VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS).

Em 2013, lançou seu primeiro trabalho solo no qual demonstra suas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita aliadas a uma técnica refinada traduzindo ao piano seu universo sonoro. Com 6 composições próprias e 6 arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, o CD Pianismo traz fotografias panorâmicas do piano brasileiro com muito ritmo e lirismo.

Hercules é considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade não somente por suas habilidades técnicas mas também pela escolha do seu expressivo repertório.

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Michael Gurt 

Louisiana State University
National Music Festival at Washington College

Ocupa o posto de Professor Distinto de Piano “Paula Garvey Manship” na Louisiana State University. Ele é mentor de piano no Festival de Música de Hot Springs (Arkansas) e foi chefe do departamento de piano no Festival de Verão de Sewanee (Tennessee) de 1987 a 2007. Tem atuado como coordenador da Associação de Professores de Música da Louisiana, e ensinou em dois seminários de música na Universidade Tunghai em Taichung (Taiwan). Professor Gurt obteve diplomas na Universidade de Michigan e na Juilliard School. Professor Gurt obteve primeiro prêmio na Competição Internacional de Piano Gina Bachauer de 1982, e também o primeiro prêmio em competições em Pretoria (África do Sul) e Sydney (Australia). Tem se apresentado como solista junto a Sinfônica de Chicago, Orquestra da Filadélfia, Sinfônica de Utah, Sinfônica de Baltimore, Sinfônica de Memphis, Sinfônica de Capetown, Orquestra Sinfônica Nacional da China, e Orquestra Filarmônica de Natal em Durban (África do Sul). Apresentou-se em séries de recitais de piano solo no Alice Tully Hall em Nova Iorque, no Ambassador Auditorium em Los Angeles, Orchestra Hall em Detroit, City Hall em Hong-Kong, no Victorian Arts Center in Melbourne (Australia), Baxter Hall em Capetown (África do Sul), e no Attaturk Cultural Center em Istanbul (Turquia). Gurt tem colaborado com os quarteto de cordas “Takacs” e “Cassatt”, e se apresentou no Festival Australiano de Música de Câmara em Townsville, Queensland (Australia). Foi parte do júri na Competição Internacional Gina Bachauer e na Competição Internacional de Nova Orleans. Gurt gravou pelos selos Naxos, Centaur, e Redwood.

 

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DR. GEOFFREY HAYDON

Dr. Geoffrey Haydon has successfully bridged both classical and jazz styles of performance. Known as a classical and jazz artist, he has received rave reviews in his solo, chamber, and concerto performances given throughout the USA, in Europe, Russia, China, Japan, South America, and Central America.  He has most recently performed with the Atlanta Symphony Orchestra and such world famous artists as Joan Rivers and Il Divo. He is also a member of the Haydon/Parker Duo, Joe Gransden Big Band, and Georgia State University Faculty Jazztet.  He has performed with well-known jazz artists such as Eddie Daniels, Joe Henderson, Gordon Goodwin, Eddie Gomez, Bobby McFerrin, Bob Mintzer, Bill Watrous, Jerry Weldon, Randy Brecker, Ndugu Chancler, Conrad Herwig, and Hal Crook. Dr. Haydon regularly performs with the Atlanta Ballet Orchestra, Atlanta Pops Orchestra and has performed with Broadway shows including The Phantom of the OperaThe King and IThe ProducersHairspray,Sister ActSophisticated Ladies and Grease.  Dr. Haydon can be heard onGershwin Plus – Piano Solos and Novelty Arrangements, a solo piano CD of George Gershwin’s music, Cabin Fever, a jazz CD by the McLean-Haydon Jazz Quartet, and My Foolish Heartand Reunion, two jazz piano/vibraphone CDs by the Haydon/Parker Duo.  All CD’s are available on the ACA Digital label and Albany Records.

Dr. Haydon is in demand as a clinician and adjudicator.  He has numerous publications with Alfred Publishing, Stipes Publishing and is co-author of Jazz History Overview, a textbook by Kendall Hunt Publishing.  Beginning Jazz, a book of Dr. Haydon’s jazz piano compositions, is published by Lee Roberts Publications.  Both include MIDI accompaniment tracks available on CD.  In collaboration with James Lyke, Dr. Haydon has co-arranged American popular songs for solo piano, two piano and duet piano. These are published by Lee Roberts Publications (distributed by Hal Leonard Publications) and Alfred Music Publishing. Dr. Haydon regularly contributes articles published in Clavier Companionand reviews appearing in American Music Teacher.  He has developed an impressive reputation as someone with a high level of expertise using technology in the areas of performance, composition, arranging, and pedagogy.  Giving workshops and clinics around the U.S., Dr. Haydon is an artist/clinician with RolandUS. Currently, Dr. Haydon coordinates the piano faculty at Georgia State University where he teaches applied piano, piano literature, piano pedagogy, jazz history, and jazz theory.  Dr. Haydon received his Bachelor of Music degree from the University of Richmond and studied three summers at the Aspen Music Festival.  He received his Master and Doctorate of Musical Arts degrees from the University of Texas at Austin where he studied with Nancy Garrett and Gregory Allen.

Clelia Iruzun

www.cleliairuzun.com

A feliz junção do colorido espírito brasileiro e musicalidade espontânea firmou Clélia Iruzun, como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos. Vivendo sua infância na atmosfera culturalmente rica e diversificada da cidade do Rio de Janeiro, aos quatro anos, já iniciara seus estudos de piano. Aos sete anos conquistara seu 1º Concurso de Piano, debutando com orquestra aos 15, com o Concerto de Grieg. Logo após, a mestra altamente respeitada - Maria Curcio – concedeu-lhe então uma bolsa de estudos em Londres, onde cursou brilhantemente a Royal Academy of Music graduando-se com o prestigioso Recital Diploma. Estudou também com Noreta Conci Leech e a insigne professora brasileira, radicada em Paris - Mercês de Silva Telles, - que a levou à descoberta de seu estilo definitivo.  Grandes pianistas como Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong, além de seus compatriotas - Jacques Klein e Nelson Freire - incluem-se como seus mentores. Os grandes compositores: Francisco Mignone dedicou-lhe uma bela Suite para piano e mais recentemente,  Marlos Nobre.

Clélia é detentora de inúmeros prêmios no Brasil e na Europa, distinguindo-se entre outros: Tunbridge Wells (Inglaterra), Paloma O’Shea em Santander e Pillar Bayona em Zaragoza (Espanha). Como solista em recitais e orquestras, vem atuando pela Europa, Américas e Ásia. Já excursionou como solista pela maiores cidades da China, tocando inclusive, no Grande Theatro de Xangai, Hangzhou, Ningbo e na exclusivíssima Sala de Concertos da Cidade Proibida em Pequim. Seu recital em Xangai foi votado um dos dez melhores concertos do ano. Fez uma tournée à China com o Coull Quartet e tocou com eles também no Reino Unido, no Southbank Centre e na Universidade de Warwick.

Apresenta-se, outrossim, com freqüência nas maiores salas de concerto de Londres: Wigmore Hall, Purcell Room, Queen Elizabeth Hall no Southbank Centre, St John’s Smith Square e em importantes Sociedades Musicais, por todo o Reino Unido. Tournées já foram realizadas no Canadá, Estados Unidos, França, antiga Iugoslávia, Polônia, República Tcheca, Espanha, Portugal e na Escandinávia. Clélia visita o Brasil com frequência, apresentando-se em recitais ecom orquestras, nas melhores salas do país e em festivais como o Festival de Campos do Jordão e Folle Journée. Estreou, com sucesso no Brasil, obras de compositores ingleses como Arnold Bax e York Bax.

Já solou com várias orquestras no Brasil e na Europa, entre as quais a Poznan Philharmonic e Artur Rubinstein Symphony Orchestra na Polonia, a Vasteras Sinfonietta, Boras Symphony Orchestra e Kristiansand Symphony Orchestra na Escandinávia, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Royal Philharmonic Orchestra, a London Soloists Chamber Orchestra, Lontano Chamber Orchestra e BBC Scottish Symphony Orchestra no Reino Unido. No Brasil, Clélia tocou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Filarmonica de Minas Gerais, Petrobras Sinfônica, Cia. Bachiana Brasileira, Orquestra Sinfônica de Brasilia, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, etc...

Ela já fez várias estreias de obras brasileiras no exterior, incluindo o Quinteto para Piano de Henrique Oswald, Iara de Franciso Mignone para Piano e Quarteto de cordas, o Octeto de Villa-Lobos, a Sonata para piano de João Guilherme Ripper, Desafio para Piano e Violão e a Sonata Breve de Marlos Nobre, a Sonatina para Piano e Violao de Radames Gnattali em salas no Southbank e no Wigmore Hall, assim como Concertos para Piano como a Fantasia Brasileira No.3 de Francisco Mignone na Noruega com a Kristiansand Chamber Orchestra, em Londres com a Lontano Orchestra e na Polônia com a Filarmônica de Poznan, onde tambem estreou o Concertante do Imaginário de Marlos Nobre.

Em suas gravações, sempre prestigia especialmente a música sul-americana:  Villa-Lobos (1992, Meridian Records, relançado em 2005), Latin American Dances (1999, Intim Musik), The Waltz Album, com famosas valsas de compositores românticos e brasileiros (2001, Intim Musik), Brazilian Mosaic,  (2003, Lorelt), Lecuona (2005, Lorelt). Seu CD ,com os Concertos para piano Nº1 e o Concerto para piano e violino de Mendelssohn, juntamente com o regente/violinista Joachim Gustafsson (1999, Intim Musik) escolhido, por votação, a melhor gravação do Concerto Duplo pela Rádio Sueca. Seu CD Francisco Mignone, Piano Music, gravado pela Lorelt obteve excelentes críticas nas melhores revistas, tais quais: BBC Music Magazine, Gramophone e Classic FM.  Seu três ultimos CDs  Elizabeth Maconchy Orchestral Music (2011, Lorelt), no qual executa o Concertino para “piano e small orchestra” com a BBC Scottish Symphony Orchestra e outros dois, com musica para piano de Marlos Nobre (2012, Lorelt) e do compositor catalão Federico Mompou (2012, SOMM) vem recebendo excelentes criticas. Em 2014 lancou o CD Golden Years (Meridian Records) com o flautista Marcelo Barboza. Em 2015 Clelia lançou o CD “Portrait of Rio” com musica de Ernesto Nazareth (Lorelt) e no inicio de 2016 o segundo volume das obras para piano de Federico Mompou (SOMM) que foi selecionado pelo Sunday Times como um dos melhores lançamentos do mês.

Clelia é casada com Renato e tem dois filhos, Raphael e Maria Clara. Apesar de residir em Londres, visita o Brasil duas ou três vezes por ano, e, no seu tempo livre aprecia Filosofia, Cinema, Artes Plásticas e gosta de cozinhar.

Clelia também cursou Filosofia no Birkbeck College, University of London, recebendo seu Mestrado em 2013.

MARISA LACORTE

Marisa Lacorte tem se dedicado à didática pianística desde sua juventude, contribuindo, intensamente, para a formação de muitos dos jovens pianistas que se destacam no cenário musical do Brasil e do Exterior.Seu trabalho junto a crianças e jovens é reconhecido por renomados pianistas como: Yara Bernette, Homero de Magalhães, Arnaldo Cohen, Caio Pagano, Ney Fialcov, James Dick (USA) Sergei Dorenski, Andrei Pisarev, Helena Richter, Alexandre Mindoyans, (Rússia) Amy Lin, Jean-Efflam Bavouset (França).

É bacharel em piano, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - UNIFIAM-FAAM e Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, com Tese defendida em 2003 sobre “A Música como portadora de valores humanos essenciais”.

Tendo como base o princípio de que num mundo em mudança, onde a imaginação e a criatividade, claras manifestações da liberdade humana estão constantemente ameaçadas pela estandardização dos comportamentos individuais, crê que a música, quando bem administrada e ocupando um lugar adequado na formação do indivíduo, pode ofertar, por sua própria natureza, uma espécie de antídoto contra tal padronização contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo por inteiro: intelecto, inteligência, sensibilidade, transfiguração corpórea, sentido ético, estético, responsabilidade pessoal, social e universal, ou seja, pode se apresentar como possibilidade de interpretação e um caminho para o “interpretar-se”.

Atualmente, além das aulas particulares, é professora de piano da Escola Municipal de Música de São Paulo.

 

Dr. Mauricy Martin

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai. Além de apresentações nas principais cidade brasileiras, também já se apresentou nos grandes centros culturais dos Estados Unidos e Argentina como Nova York, Washington DC, Chicago, Cincinnati, Indianapolis, Atlanta, Boston, Buenos Aires e Mar del Plata. Como camerista, colaborou com respeitados artistas, incluindo os brasileiros violoncelista Antonio Lauro Del Claro, soprano Niza Tank e contrabaixista Milton Masciadri, o alemão Martin Krasnenco barítono e clarinetista belga Walter Boykens. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu "som claro, limpo e bonito". Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações..., mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”. Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação nacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

 

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LILIAN CARNEIRO DE MENDONÇA

Iniciou seus estudos aos 4 anos de idade com a professora Odete Alamy. Aos seis (6) anos, primeiro recital. Participação em diversos recitais, TV, etc... Aos 13 anos, início e atividades didáticas.

Fundou a escola LÍLAN CENTRO DE MÚSICA, onde dirige e dá aulas de piano e formação musical. Cursos de extensão e interpretação pianística ou aulas mensais com Belkiss Carneiro de Mendonça, Arnaldo Estrella, Bruno Seidelhoffer, Maestro Camargo Guarnieri; estética musical: Maria Luiza Priolli.

Participou diversas vezes do Werstattkonzert em Salzburg no Internationale Sommerakademie Mozarteum na classe de Sergei Dorensky,Riccardo Risaliti,por várias vezes em cursos especiais na Rússia teve aula com os pianistas:Alexander Mndoyants, Sergei Dorensky,Yuri Arapetian, Helena Richter,Natalia Trulle, Igor Gavrych...

Pesquisas de ensino musical em diversos locais: Austrália, Europa, América, China, Japão, África do Sul, Brasil, destacando:curso de inverno em Londres onde teve master class com Claudio Arrau. Por várias vezes frequentou cursos nos Institutes for the Achievement of Human Potencial tendo como mestre Glenn Doman, cours d’ete Jaques-Dalcrose em Genebra.

Mais de dois mil alunos do Lílian Centro de Música obtiveram a primeira classificação em concursos nacionais e internacionais de piano, música de câmara, piano a quatro mãos violão, flauta transversal, mais de quatro mil foram classificados em segundo, terceiro lugar e menção honrosa desde 1966 até nossos dias.

Participação em Congressos, cursos e bancas de con­cursos.

Em países como a Índia, China, Hungria e estados do Brasil realiza cursos sobre o método de ensino do Lílian Centro de Música: Música e desenvolvimento da inteligência

Várias realizações da escola como: apresentações, recitais e peças em teatros de Goiânia e outras cidades, além de promoções com artistas compositores professores famosos como Marlos Nobre, Sergei Dorensky, Os Canarinhos de Petrópolis, Mauricy Martin, David Korevaar, Thereza Bhogard, Diego Caetano, Almeida Prado,Miguel Proença...

Música e Desenvolvimento da Inteligência- O presente curso tem a nítida preocupação com a questão da cultura musical, reciclando e estimulando a descoberta de novos valores, numa abordagem mais diretamente voltada para um fazer artístico conjugado à necessária reflexão sobre o desenvolver do aprendizado e, consequentemente, como adquirir mais inteligência. Considerando a musicalização de crianças e adultos por meio do instrumento com conhecimento prévio do mesmo, com a utilização do grupo como incentivo controle, modelo e espelho para aquisição das habilidades pretendidas pelo método do LÍLIAN CENTRO DE MÚSICA ou seja: na prática musical internalizar conheci­mento matemático, linguístico, de física, geografia, história, etc, utilizando a melodia, o ritmo e movimento como elementos importantes na abertura dos canais de comunicação e a interdisciplinaridade.

Dr. Ana María Orduz-Espinal

www.pianissimo.com.co
orduz-garcia.com

Colombian pianist Ana Marìa Orduz-Espinal has performed in festivals such as ¨Piano Extravaganza¨, ¨Liszt Festival¨, International Clarinet Fest (USA), ClarinFest y ClarinSax Eafit, Festival Internacional de Clarinete de Bogotá, Festival Internacional de La Cultura de Tunja, Festival Internacional de Piano de Bucaramanga, Festival Internacional de Piano de Barrancabermeja, Festival Nacional de Piano UNAC (Colombia), Kota Kunabalú Music Festival, Malaysian Youth Music Festival (Malaysia), and the Zamorellis Concert Series in Chile. She has performed as a soloist with the Medellín Philharmonic, Eafit Symphony, University of Memphis Symphony Orchestra, Amadeus Foundation Orchestra, Camerata UdeA, UDEA Symphonic Band and the IMDE Chamber Orchestra. Dr. Orduz had her Carnegie Hall Debut in 2016 in the Amazonas Concert Series; she has performed in Colombia, Italy, USA, Chile, Malaysia and Singapore.

Dr. Orduz has been the recipient of many awards and scholarships, including first place in the Città di Padova international competition (Italia) with the Betancur-Orduz piano duo and also in the concerto competition at the University of Memphis (USA). She was awarded several scholarships such as the Berl Olswanger, the Herbert Herman Memorial, the Carolina Oramas from Icetex, the Beethoven´s Club, the Cartagenas International Music Festival, grants from the Colombian government and the University of Iowa Research Fellowship among others. She was also awarded full scholarships to obtain her undergraduate degree at the University of Memphis where she graduated Suma Cum Laude and studied with Joan Gilbert, to obtain her Masters and Doctorate degrees at the University of Iowa where she studied with Dr. Réne Lecuona and Dr. Alan Huckleberry, to attend the piano summer program at Chautauqua Institution four times and the Mammoth Lakes summer music program two times where she studied with Rebecca Penneys, Joel Shoenhals, Paulina Zamora and John Milbauer. Her interest in piano pedagogy has allowed her to present workshops at national and state conferences in the USA, Malaysia and Colombia. She is the founder and director of the Pianissimo Foundation that organizes four concert series, pedagogy workshops and the largest piano Festival-Competition in Colombia (www.pianissimo.com.co).

Her discography includes ¨Día de diciembre¨ released in 2012 with Colombian Tenor Diver Higuita and ¨Portraits of Colombia¨ recorded in 2015 with the duo Orduz-Garcia founded in 2012 with clarinetist Jose Garcia-Taborda (orduz-garcia.com and Facebook: ORDUZGARCIA).

Ana Maria Orduz-Espinal is an associate professor and the head of the Piano Department at the University of Antioquia as well as a piano professor at EAFIT University in Medellin, Colombia. She taught at the University of Iowa and the Nancy Cree Keyboard Center. She is the co-founder and co-director, along with Dr. Rene Lecuona, of the Piano Festival of the Americas.

Sheila Paige

How Motion Affects Sound

Diretora executiva e fundadora do Piano Wellness Seminar, hoje o Keyboard Wellness Seminar, tem mais de 35 anos de experiência com o trabalho de Dorothy Taubman e uma extensa atuação com Técnica de Alexander. Foi membro do corpo docente do Taubman Institute e atualmente é docente do Dorothy Taubman Seminar. Sua reputação como professora atrai pianistas de todos os Estados Unidos e também a faz requisitada regularmente para viajar para ensinar nas cidades de Dallas, Austin, Knoxville, Nashville, Memphis, Pittsburgh, Cleveland, Raleigh, Charlotte, Clearwater e Phoenix. Foi docente na Immaculata University e no Chestnut Hill College na região da Filadélfia e é hoje docente na Cleveland State University. Muitos de seus ex-alunos são hoje professores universitários e artistas que atuaram com inúmeras orquestras, tais como Vienna Philharmonic e Pittsburgh Symphony.

Sheila Paige ganhou reconhecimento internacional como palestrante e ministrante de masterclasses, incluindo as do Taubman Symposium no Selangor Institute of Music em Kuala Lumpur, na Malásia. Recentemente apresentou palestras em Dallas, Charlotte, Albuquerque, Phoenix, Cherry Hill, NJ, na University of Memphis, Southern Methodist University, Dallas Baptist University, Duquesne University, Oberlin College, North Carolina School of the Arts, Clearwater Christian College, na University of Texas at Tyler, e Vanderbilt University. Paige também apresentou seu trabalho em várias conferências: Oklahoma Music Teachers em junho de 2005, Music Teachers Association na California em julho de 2005, Texas Music Teachers Association em junho de 2006 e 2009, e California Association of Professional Music Teachers em fevereiro de 2007. Apresentou-se também na Piano Celebration, Metro State College (Denver), na University of North Texas, Meredith College, Cleveland State University, Dallas Music Teachers Association, Pittsburgh Music Teachers Association, Cary-Apex Music Teachers (Carolina do Norte), Raleigh Piano Teachers, Main Line Music Teachers Association (Pensilvânia), e Jacobs Music (loja Steinway, Cherry Hill, Nova Jérsei). Em junho de 2009 foi a principal palestrante convidada na University of Oklahoma, Pedagogy Seminar for Piano Teachers. Em julho de 2010, Sheila Paige apresentou na convenção National American Guild of Organists em Washington D. C. Paige também foi a principal palestrante convidada na
convenção estadual do South Carolina Music Teachers Association em novembro de 2010 e foi
também consultora convidada na convenção Kansas State Music Teachers Association em junho de 2013.

Atuando frequentemente como performer, Sheila Paige apresentou recitais e ao lado de orquestras tanto localmente quanto nacionalmente nos EUA. Como camerista, apresentou-se no Avery Fisher Hall no Lincoln Center, e suas performances solo já foram ouvidas na rede
nacional de rádio dos EUA.

 

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Dra. Luciana Sayure

Natural de Santo André-SP, Luciana Sayure teve sua formação musical e pianística integralmente efetuada no Brasil, tendo concluído Bacharelado pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Reflete em seu trabalho influências de três personalidades do piano brasileiro: Marisa Lacorte, Yara Bernette - que lhe ofereceu uma bolsa de estudos - e Mauricy Martin. Foi premiada em diversos concursos de piano, tendo obtido os primeiros prêmios no I Concurso Nacional de Piano Arthur Moreira Lima, no XIII Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, no I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez e no Concurso Jovem Pianista. Suas atividades pedagógicas tiveram início aos seus 16 anos, como professora do Conservatório Santa Cecília, em Santo André SP. Posteriormente, integrou o corpo docente da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP). Desde 2007, é Professora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e, juntamente com o Prof. Eduardo Monteiro, desenvolve intensa atividade de formação com jovens pianistas e realiza ainda projetos de pesquisa e de extensão, destacando-se: a  Oficina de Piano USP, o Simpósio Performa Clavis Internacional e os  projetos A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD” e  Em preto e Branco: recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU/ECA/USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo.

MARIA DEL PICO TAYLO

Maria del Pico Tayler, a native of Havana, Cuba, is a Professor of Piano at Temple University in Philadelphia; Co-founder and Co-director of the Dorothy Taubman Piano Seminars in New York City and at Temple University; Founder and Artistic Director of the Latin Fiesta ensemble and founding director/producer of the “Hispanos…Many Roots…Many Faces…” Festivals  in Philadelphia.

Latin Fiesta is listed on the roster of the Preserving Diverse Cultures program of the Pennsylvania Council on the Arts, the Mann Center Educational Outreach program, the former Artists Roster of Young Audiences of Eastern Pennsylvania and presently with Musicopia  In this educational capacity the ensemble performs in-school concerts and conducts residencies for hundreds of children every year.  Latin Fiesta has commissioned several works from Latino composers to be performed with symphony orchestras.  Appearances as soloists with orchestras include: The Philadelphia Classical Symphony and the Symphonies of Delaware; Grand Rapids, Michigan; Jackson, TN; Pottstown, Pa, and Tulsa, OK.  They have also performed pre-concert encounters in collaboration with the Philadelphia Orchestra.  In 2005 Latin Fiesta released its first CD “Amor a la Vida” produced by  world-renowned musician Oscar Hernandez Artistic Director of the Spanish Harlem Orchestra.

In 1984 Taylor was the winner of the Lindback Award for excellence in teaching at Temple University and in 1994 she was selected "Teacher of the Year" in the state of Pennsylvania by the Pennsylvania Music Teachers Association (PMTA).She is the recipient of numerous merit awards at Temple University. Selected by the Iberoamerican Foundation as “One of Six Outstanding Latino Women in Philadelphia” In 2013 she was selected as one of the Most Influential Latinos in the Delaware Valley and in 2014 she was names Professional of the Year by the International Who is Who. She is also the recipient of several grants from the Philadelphia Music Project, The Philadelphia Cultural Fund, PennPAT and the PA Council on the Arts.

Her expertise in Spanish and Latin American Piano Music has won her innumerable invitations to perform and present lecture-recitals both nationally and internationally. She has premiered or collaborated with several Hispanic composers whose works she has performed  in Philadelphia, generally with the composers in attendance. They include the Concerto Cubano by Paul Csonka with the Temple University Symphony Orchestra; the Piano Quartet and the Concertino for Piano, Strings and Cymbals by Carlos Surinach with the Pennsylvania Pro Musica Orchestra, under the direction of Dr. Franklin Zimmerman and Rimas for voice and piano by Roberto Sierra  Sierra’s work was premiered at Rock Hall on the occasion of his honorary induction into the Eta Ea chapter of  Pi Kappa Lambda , the National Honor Music society;  two works by Philadelphia’s own Kile Smith: Alabanza and A Song of Sonia Sanchez.

As the Founder and Director of the Hispanic Festival in Philadelphia called “Hispanos…Many Roots…Many Faces…”      Taylor commissioned several work to be premiered by the ensemble. The first one was ALMA LATINA, a suite in 6 movements inspired by the Baroque suite, written by two  Grammy winning composers: Carlos Franzetti,    Argentina/New York wrote the first three movements: Tango, Milonga and Fiesta Nocturna;  Oscar Hernandez, Puerto Rico/New York wrote Bolero, Danzon and Salsa; the 2ndcommissioned work was written in two movements; Raices  by Tania Leon, former composer in Residence for the New York Philharmonic and Salon Cubano by Arturo O’Farrill, former Director of the Afro-Cuban ensemble at Lincoln Center. The third work was “Una Casa y Tres Cuartos” by Angel Fernandez, Music Director for Marc Anthony.T he works have been performed at The Arts Bank, The Philadelphia Convention Center and The Painted Bride Theater.

     

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    DR. ALEXANDRE ZAMITH

    Docente na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música, Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (FAPESP) e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo. Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental como conjugada a recursos eletrônicos e digitais. Foi coordenador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuppim/UFU) e membro do Núcleo de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (Numut/UFU). Suas pesquisas acerca da música atual o conduziram a vários trabalhos artísticos, com os quais tem se apresentado em diversos encontros musicais e científicos nacionais e internacionais, com destaque para o Performa ’09 (Encontro de Investigação em Performance – Lisboa/Portugal), Composition in 21st Century Conference (Dublin/ Irlanda), Sonorities Festival of Contemporary Music (Belfast / Irlanda do Norte), X Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo e Forum IRCAM / Brasil. Lançou, em 2013, o CD Pianisticontemporâneo, contemplado pelo ProAC (Programa de Apoio à Cultura da Secretaria Estadual da Cultura), com repertório direcionado exclusivamente a obras dos séculos XX e XXI.

    Alexandre Zamith is a Ph.D. in Music (University of Campinas), professor in this University (piano and chamber music) and coordinator of the Graduate Program in Music. Pianist and improviser, his practices and researches emphasize the music of the 20th and 21th centuries, as well as the improvisatory practices in both instrumental and that connected to technological resources. He was coordinator of the Center of Research in Musical Performance in the Federal University of Uberlandia, Brazil, from 2007 to 2009, and developed his post-doctorate research at the Center of Research in Sonology of the University of São Paulo (Nusom-USP), running the project The piano in interactive musical processes: new gestures and new dialogues. In 2013, he carried out the project Pianisticontemporâneo, awarded by a public funding for a series of recitals and the production of a CD, whose repertoire consisted exclusively by works of the 20th and 21st centuries. His research on contemporary music has led him to several artistic works, with which he has performed in several national and international musical and scientific meetings, with special emphasis on Performa '09 (Performance Research Meeting - Lisbon / Portugal), Composition in 21st Century Conference (Dublin / Ireland), Sonorities Festival of Contemporary Music (Belfast / Northern Ireland), X International Biennial of Electroacoustic Music of São Paulo and Forum IRCAM / Brazil.

     

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