Diretor artístico e pedagógico:

 
 
 

BRASIL

ESTADOS UNIDOS

João Paulo Casarotti

O pianista e pedagogo brasileiro João Paulo Casarotti obteve o Doutorado em Piano Performance pala Louisiana State University, Mestrado em Performance Pianística e em Pedagogia do Piano na Temple University, o Mestrado em Pedagogia do Piano pela University of North Dakota, o Bacharelado em Piano pela Universidade de São Paulo, o Diploma de Piano da Escola de Música “Maestro Ernt Mahle” de Piracicaba, e o Certificado de Performance da Academia Nacional de Música de Sofia (Bulgária). Casarotti mantém uma atividade intensa como intérprete, pesquisador, pedagogo e palestrante. Entre seus professores estão Michael Gurt, Sheila Paige, Maria Del Pico Taylor, Dr. Mauricy Martin, Dr. Sergio Gallo, Victor Tchouchkov, Marisa Lacorte, Cecilia Bellato, Conceição Cazelatto e Olga Normanha. 

Dr. Casarotti se apresentou com solista e camerista no Brasil,  Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul,  Bulgária, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Ele atuou ainda com orquestra no Brasil e nos Estados Unidos. Casarotti foi Diretor Artístico das séries “Ernst Mahle in America” (2009) e “Villa-Lobos in America” (2010). Ele organizou concertos integrando essas séries na Rock Hall (Temple University, Philadelphia), na Steinert Hall (Boston) e na Steinway Hall (New York).

Casarotti é um importante pesquisador da obra pianística de Ernst Mahler e desenvolve um projeto para tornar a música de Mahle mais acessível para o público. Casarotti apresentou palestras na Hawaii International Conference of Arts and Humanities, na Temple University MTNA Chapter, na Northern Delaware Valley Chapter of the Music Teachers Association, e na Pennsylvania State Conference of the Music Teachers Association.

Casarotti especializou-se na Taubman  technique e estudou sob orientação de Maria Del Pico Taylor e Dorothy Taubman. Ele se tornou o editor do Booklet of Musical Examples do Taubman Seminar na Temple University e serviu como assistente no Taubman Seminar por três anos. Casarotti foi nomeado recentemente como docente no Keyboard Wellness Seminar na University of North Texas e estuda atualmente com Sheila Paige.

Em 2009 Casarotti começou uma pesquisa para criar um estúdio online para o ensino do piano. Desde então ele leciona à distância a partir de locações diversas como Pennsylvania, New Jersey, New York, Louisiana e Brasil. Casarotti criou o estúdio online de piano da Southern University em 2013. Essa iniciativa tem sido um recurso fundamental para o currículo de música da Southern University. Ele se tornou um consultor para estúdios privados e universidades na Louisiana, em New Jersey, Pennsylvania, New York e Brasil e veme apresentando palestras e workshops em conferencias como a National Conference of Piano Pedagogy e  National Conference da Music Teachers National Association

Na temporada de 2014 Casarotti esteve no Brasil para apresentar uma série de recitais e masterclasses e atuar como solista para a comemoração do 85º aniversário do compositor Ernst Mahle com a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Casarotti também foi solista no mesmo ano da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Louisiana State University Orchestra.  Participou de uma turnê pela Asia passando pela Coréia, Tailândia e Taiwan. Casarotti foi júri do 2014 International Piano Examination Committee (IPPEC) em Taiwan e ouviu mais de 1700 pianistas.

Casarotti tem uma intensa carreira como pedagogo tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Ele trabalhou por quatro anos na Temple University e na Temple Prep School, onde ministrou aulas em Pedagogia do Piano, Piano em Grupo e Aulas Práticas Aplicadas. Atualmente, Casarotti é Assistant Professor em Piano e Pedagogia do Piano e Coordenador de Área de Piano na Southern University em Baton Rouge, LA.

 

Mauricy Martin

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai. Além de apresentações nas principais cidade brasileiras, também já se apresentou nos grandes centros culturais dos Estados Unidos e Argentina como Nova York, Washington DC, Chicago, Cincinnati, Indianapolis, Atlanta, Boston, Buenos Aires e Mar del Plata. Como camerista, colaborou com respeitados artistas, incluindo os brasileiros violoncelista Antonio Lauro Del Claro, soprano Niza Tank e contrabaixista Milton Masciadri, o alemão Martin Krasnenco barítono e clarinetista belga Walter Boykens. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu "som claro, limpo e bonito". Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações..., mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”. Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação nacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

Links Importantes

Vídeos

PAULO GAZZANEO

Pianista e Compositor

"Paulo Gazzaneo movimenta-se com perfeita naturalidade neste mundo romântico provando essa sua atração com as Polonaises de Chopin que nos apresentou. Possui toda a técnica de piano e a riqueza de sentimentos que este estilo exige de seus intérpretes". - Marianne Pándi, 1990 Magyar Nemzet, Budapeste

Foi assim que o paulistano Paulo Gazzaneo começava a sua carreira internacional no velho continente, em recital de piano realizado na Kisterem da Liszt Ferenc Zeneművészeti Főiskola na cidade de Budapeste, Hungria.

A sua bem sucedida carreira está baseada em duas vertentes de seu trabalho, a interpretação e a pedagogia e, recentemente, tem se destacado na área da composição.

Mestre pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Matos Martin, em sua formação acadêmica destacam-se as orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado no Brasil, Hans Graf na Academia Superior de Música de Viena, Áustria e István Lantos, Ferenc Rádos e Marta Gulyás na Academia Superior Franz Liszt de Budapeste, Hungria.

Desde o seu retorno ao Brasil em 1993, fixou residência em São Paulo e assumiu como principal premissa de seu trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, preferencialmente ainda ativos buscando valorizar a geração atual de criadores.

Como intérprete já dispõe de oito títulos em sua discografia, sete dos quais integralmente dedicados à música nacional. Como compositor, além de um registro fonográfico produzido em 2005 pelo selo PMC, já foi prestigiado pelo Harpyia Quartet (Grécia) em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental em 2003. Em 2010 a Taiwan at Sun Yat-sen University utilizou o seu Trio para piano e cordas em seu repertório acadêmico.

Como recitalista e solista já se apresentou nos Estados Unidos, América Central, em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), destacando-se a sua interpretação da integral dos Concertos para Piano de Mozart realizada em Budapeste em 1991, e recentemente uma bem sucedida temporada de concertos pelos Estados Unidos em 2012.

Como camerista desenvolveu entre 2002 e 2006 um importante trabalho de difusão do repertório contemporâneo brasileiro no Trio Retrato Brasileiro e atualmente confirma sua versatilidade técnica e estética no São Paulo Arte Trio, ao lado do violinista Paulo Calligopoulos e da violoncelista Ana Chamorro.

Como regente, fez sua estréia no cenário artístico brasileiro no mês de dezembro de 2011 frente a Orquestra Filarmônica do Brasil em concerto realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente é docente da Faculdade Cantareira nas cadeiras de Linguagem e Estruturação Musical e correpetição, Diretor do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista, Diretor e Consultor da sessão internacional do Festival de Música Clássica de João Pessoa, pianista titular da Orquestra Filarmônica do Brasil, membro fundador do São Paulo Arte Trio e é representado artisticamente pela agência Weimar.

Gazzaneo é membro da American Liszt Society e British Liszt Society. 

Links importantes

Faculdade Cantareira

Vídeos

Áudios

Nahim Marum

Iniciou sua carreira artística recebendo vários primeiros prêmios em importantes concursos nacionais de piano. Após completar sua formação no exterior, foi escolhido “Melhor Solista do Ano” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e indicado como “Melhor Pianista” pelo IV Prêmio Carlos Gomes. Premiado por suas gravações com o “Diapason d’Or”, com Prêmio Bravo! de Cultura de “Melhor CD de Música Erudita” e selecionado como “Melhores do Ano” pela Iberian and Latin Music Society, de Londres (Ray Picot).

Entre suas gravações em CDs e DVDs, cite-se o CD Violin Music in Brazil (Dynamic, Itália) ao lado do violinista e maestro Cláudio Cruz. Segundo Mark Lehmann, crítico da revista norte-americana American Record Guide: “interpretações absolutamente esplendidas.”

O CD Água de Fonte (2008) com a soprano Claudia Riccitelli, apresenta o ciclo completo das Serestas, Modinhas e Canções, e Epigramas Irônicos e Sentimentais, de Villa-Lobos e foi considerada referencial pelo crítico João Luís Sampaio, da Folha de São Paulo.

Sobre sua interpretação das oito peças que constituem a “Prole do Bebê” para piano solo (CD Villa-Lobos em Paris, selo Philarmonia Brasileira), escreveu Rodolfo Coelho de Souza na Revista Diapason: “Sua execução da Prole do Bebê é límpida e precisa, além de demonstrar uma perfeita compreensão do estilo. Muitos outros pianistas famosos como Guiomar Novaes e Ana Stella Schic também gravaram esta obra. Marun venceu brilhantemente o desafio da comparação.” 

Do compositor Eduardo Seincman, gravou o CD Em Movimento para piano solo, com obras baseadas em contos de Marina Colasanti, o livro-CD Sonata do Absoluto e o CD Histórias Fantásticas. Sobre o CD Sonata do Absoluto: "Ao ouvir o CD, com execução impecável dos músicos Nahim Marun, Luis Afonso Montanha, Marcelo Jaffé e Robert Suetholz, nota-se que a construção musical replica de forma engenhosa a vertigem temporal-existencial do texto borgiano, o hermetismo simbólico de “O Corvo” de Poe e, por fim, a ironia ácida de Machado de Assis. Livio Tragtemberg, Caderno de Leitura, EDUSP.

Participou como pianista solista no DVD da primeira gravação brasileira de Pulsares para piano e orquestra de Flo Menezes, com o Percorso Ensemble sob a regência de Ricardo Bologna (selo PanAroma, São Paulo).

Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Campinas, Ribeirão Preto, Minas Gerais, Rio de Janeiro (UFF), Santo André, Recife, colaborando com regentes como Stephan Sanderling, Carlos Moreno, Hans Koellreuter, John Neschling, Naomi Munakata, Claudio Cruz, Lígia Amadio, Diogo Pacheco, Eleazar de Carvalho, Henrique Morelembaum, Roberto Duarte, Ronaldo Bologna, Igor Sarmientos, entre outros. Como recitalista apresenta-se regularmente nos Estados Unidos, França, Itália e Brasil como solista e ao lado de artistas como Claudio Cruz, Claudia Riccitelli, Dimos Goudaroulis, Hagai Sharam, Paulo Szot, Branford Marsalis, Yossi Arnheim, entre outros.

Concluiu o Mestrado (1994) no The Mannes College of Music de New York, com bolsa Capes; o Doutorado (2007), na Unicamp, e o Pós-Doutorado (2009-2010) na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV). Foi aluno da pianista Isabel Mourão (1981-1987), no Brasil, e do pianista Grant Johannesen nos Estados Unidos (1992-1995). Estudou teoria, contraponto, harmonia, análise e composição com o Hans Joachin Koellreutter (1994-1990) Realizou estudos de Musicologia em Paris com Danièle Pistone (2009-2010).

É professor efetivo de piano na graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP desde 1998. É autor dos livros “Técnica avançada para pianistas baseadas nos 51 Exercícios de Johannes Brahms” (Edunesp) e “Revisão Crítica das Canções para voz e piano de Heitor Villa-Lobos” (Editora Cultura Acadêmica – UNESP).

Links importantes

vídeos

Regiane Yamaguchi

piano

É doutora pelo Cleveland Institute of Music em Piano Colaborativo, mestre pela Penn State University em pedagogia do piano, especializada em solo piano pela Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha) e bacharel em piano pela Unicamp. Foi premiada por dois anos consecutivos tanto no “CIM Darius Milhaud Competition” quanto no “Penn State Graduate Exhibition”, e no Brasil acumula prêmios em concursos de piano e de música de câmara nacionais e internacionais, além de atuar intensamente como pianista camerista. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Campinas, CIM New Music Ensemble e Penn State Graduate Quartet e CIM Percussion Ensemble. Atuou com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e com a Orquestra Sinfônica da UFRN.

Foi professora por quatro anos do festival Summer Music on the Shannon (Irlanda) e participou de inúmeros importantes festivais com Aspen Music Festival, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e Oficina de Música de Curitiba. Atuou recentemente como professora do Festival Internacional de Música de Campina Grande e da Semana da Música do IFPE-Sertão. Seus trabalhos acadêmicos já foram publicados no Brasil, EUA e recentemente publicou, pela editora alemã Springer, capítulo sobre equilíbrio de vozes e dinâmica ao piano. Regiane já atuou como professora na Penn State University e na Case Western Reserve University, foi pianista colaboradora no CIM e atua hoje como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, colaborando tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de coordenar curso aberto para a comunidade de iniciação ao piano infantil e adulto.

ENGLISH

Regiane Yamaguchi holds a DMA from the Cleveland Institute of Music in collaborative piano, a master’s degree from Penn State University in Piano Pedagogy and Performance, a Diplom Kunstlerisches Ausbildung in solo piano from the Hoschule für Musik Kalrsruhe (Germany) and a bachelor’s degree in piano from Unicamp. She was a prize winner for two consecutive years in the CIM Darius Milhaud Competition and in the Penn State Graduate Exhibition. In Brazil, she has also won several prizes in piano and chamber music national and international competitions, and frequently appears as pianist in chamber music. Regiane has been soloist with the Orquestra Sinfônica de Campinas, CIM New Music Ensemble e Penn State Graduate Quartet e CIM Percussion Ensemble. She has also performed with the Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte as well as with the Orquestra Sinfônica da UFRN. She taught for four years in the festival Summer Music on the Shannon (Ireland) and participate in several important musica festivals, such as Aspen Music Festival, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e Oficina de Música de Curitiba. Her academic works have been published in Brazil, USA and, recently, by the German publisher Springer, a chapter on voice balancing and dynamics in piano playing. Regiane has taught at Penn State University as well as at CASE Western Reserve University, has been accompanying fellow ate CIM, and acts today as professor at UFRN at both undergraduate and graduates levels. She also coordinates a program that offers the community piano classes for both children and adult beginners.

Nathália Kato

piano

Mestra em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde estudou sob orientação de Maurícy Martin e Ricardo Ballestero (USP), é natural de Belém (PA) e iniciou seus estudos musicais no Japão em 1992. Em 1995, de volta a Belém, ingressou no Conservatório Carlos Gomes onde teve como professores Nelson Neves e Doris Azevedo, concluindo posteriormente o curso de Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob orientação de Glória Caputo.

Participou de master classes de piano e música de câmara com diversos professores como Edson Elias, Fany Solter, Ricardo Castro, Sergei Dukachev, Daniel Schene, Pierre Feraux, Afonso Venturieri, Wenzel Fuchs e Martin Katz. Tem colaborado com músicos e regentes renomados e atuado em salas de concerto de várias cidades brasileiras, Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha) em festivais nacionais e internacionais de música, ópera e câmara. Em 2012, integrou o corpo docente do Festival Música das Esferas (Bragança Paulista, SP) como pianista colaboradora da classe de Canto Lírico e em 2013, exercendo a mesma função, colaborou com o Festival de Música de Ourinhos (SP). Também em 2012, integrando o Duo BelNit com o clarinetista Thiago Tavares, conquistou o 3º lugar no II Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos (Rio de Janeiro, RJ). Exerceu intensas atividades camerísticas, sinfônicas e operísticas junto ao Theatro São Pedro (SP) no periodo de 2011 a 2014.

Atualmente, Nathália estuda na University of Colorado Boulder (EUA) onde cursa o seu segundo mestrado em Colaboração Pianística sob orientação de Alexandra Nguyen e Margaret McDonald; como Teaching Assistant na mesma instituição, exerce função de pianista correpetidora para o Eklund Opera Program.

 

 

 

Mario Ajero

É Associate Professor of Piano Pedagogy na Stephen F. Austin State University, onde também coordena o curso de piano em grupo. Obteve os títulos de Bacharel e Mestre em Música pela Temple University na Filadélfia. Obteve seu Ph.D em Educação Musical com concentração em pedagogia do piano da University of Oklahoma. Dr. Ajero atuou como Coordenador da Class Piano for Temple University’s Music Prep Division e como docente de piano do Temple University’s Boyer College of Music and Dance na Filadélfia. Atua tanto como solista quanto como pianista colaborador. Dr. Ajero foi vencedor do 2.o Prêmio do Donna Turner Smith Memorial Piano Competition. Apresentou-se com inúmeros cantores e instrumentistas em concertos e masterclasses, incluindo a de Wynton Marsalis.

Sua principal linha de pesquisa encontra-se na tecnologia para a educação musical e para a pedagogia do piano. Seus artigos e resenhas foram publicados nos periódicos American Music Teacher e Clavier Companion. Atua frequentemente como apresentador em conferências de âmbito nacional, tais como MTNA nacional, National Conference on Keyboard Pedagogy, e CMS/ATMI National Conference. Dr. Ajero apresenta também o The Piano Podcast, um programa de TV pela internet dedicado ao piano e à pedagogia do piano com cerca de 10.000 inscritos ao redor do mundo.

Links importantes

Stephen F. Austin

Vídeos

Michael Gurt 

Ocupa o posto de Professor Distinto de Piano “Paula Garvey Manship” na Louisiana State University. Ele é mentor de piano no Festival de Música de Hot Springs (Arkansas) e foi chefe do departamento de piano no Festival de Verão de Sewanee (Tennessee) de 1987 a 2007. Tem atuado como coordenador da Associação de Professores de Música da Louisiana, e ensinou em dois seminários de música na Universidade Tunghai em Taichung (Taiwan). Professor Gurt obteve diplomas na Universidade de Michigan e na Juilliard School. Professor Gurt obteve primeiro prêmio na Competição Internacional de Piano Gina Bachauer de 1982, e também o primeiro prêmio em competições em Pretoria (África do Sul) e Sydney (Australia). Tem se apresentado como solista junto a Sinfônica de Chicago, Orquestra da Filadélfia, Sinfônica de Utah, Sinfônica de Baltimore, Sinfônica de Memphis, Sinfônica de Capetown, Orquestra Sinfônica Nacional da China, e Orquestra Filarmônica de Natal em Durban (África do Sul). Apresentou-se em séries de recitais de piano solo no Alice Tully Hall em Nova Iorque, no Ambassador Auditorium em Los Angeles, Orchestra Hall em Detroit, City Hall em Hong-Kong, no Victorian Arts Center in Melbourne (Australia), Baxter Hall em Capetown (África do Sul), e no Attaturk Cultural Center em Istanbul (Turquia). Gurt tem colaborado com os quarteto de cordas “Takacs” e “Cassatt”, e se apresentou no Festival Australiano de Música de Câmara em Townsville, Queensland (Australia). Foi parte do júri na Competição Internacional Gina Bachauer e na Competição Internacional de Nova Orleans. Gurt gravou pelos selos Naxos, Centaur, e Redwood.

 
 
 

Dr. Christopher Fisher

É Associate Professor of Piano na Ohio University em Athens, Ohio, onde atua como Chair of the Keyboard Division e Coordinator of Group Piano Studies. Como reconhecimento pela sua atuação como professor, recebeu em 2010 o Ohio Music Teachers Association Collegiate Teacher of the Year Award e o Ohio University School of Music Distinguished Teaching Award. Ensina tanto piano, quanto piano em grupo e pedagogia do piano. Dr. Fisher é autor do Teaching Piano in Groups (Oxford University Press, 2010), único em seu conteúdo abrangente e formato livro texto e atividades na literatura da área, disponível também em chinês.

Dr. Fisher está envolvido na investigação da aplicação da cooperative learning theory, ou a teoria do aprendizado cooperative, no ambiente de ensino de piano em grupo. Publicou artigos e resenhas nos principais periódicos, incluindo Keyboard Companion, American Music Teacher, Clavier, e Clavier Companion. Suas composições educacionais “Midnight Express” (National Federation of Music Clubs 2011-2013, Festival Bulletin) e “Fireside Reflections” estão publicadas pela Alfred Publishing Company. Requisitado como consultor para workshops, Dr. Fisher apresentou palestras nationalmente e internationalmente, incluindo na National Conferences of the Music Teachers National Association (Washington, D.C., 2001; Toronto, Ontario, Canada, 2007; Atlanta, 2009), National Conference on Keyboard Pedagogy (Lombard, Illinois, 2013), National Group Piano and Piano Pedagogy Forum (Norman, Oklahoma, 2006; Austin, Texas, 2010), Australasian Piano Pedagogy Conference (Canberra, Australia, 2008) e American Music Therapy Association (Orlando, Florida, 2005).

Como performer, Dr. Fisher apresenta-se frequentemente tanto como solista quanto como camerista, incluindo performances em duetos e duos de piano com sua esposa, a pianista Katherine Fisher. O Fisher Piano Duo venceu o 1.o Prêmio no Adult Duo Division do concurso Graves Piano and Organ Company/OhioMTA Piano Competition em 2007. Os Fishers co-escreveram e revisaram a edição expandida do Piano Duet Repertoire (Indiana University Press, 2016). Dr. Fisher gravou pelo selo MSR Classics (Samplings: New Music for Bassoon and Piano; MS1547). É membro ativo da Music Teachers National Association e foi Vice-President for Conferences e Vice-President for Membership para o Ohio Music Teachers Association. Ele é conselheiro docente para o Ohio University MTNA Collegiate Chapter, que recebeu o prêmio 2015 MTNA Benjamin Whitten Collegiate Chapter Award. 

Os alunos pré-universitários do Dr. Fisher tem-se destacado em concursos e festivais de piano regionais e estaduais. Frequentemente atua como jurado e como ministrante de masterclasses e festivais de por todo os EUA. Nativo do estado do Missouri, os títulos do Dr. Fisher são da Wichita State University (Master of Music in Piano Pedagogy) e da Northwest Missouri State University (Bachelor of Arts). Seu título de Doctor of Musical Arts in Piano Performance and Pedagogy foi obtido pela University of Oklahoma, onde recebeu o prestigioso prêmio Alumni Graduate Fellowship. Seus professores de piano e de pedadogia do piano incluem Edward Gates, Jane Magrath, Barbara Fast, Julie Bees, Sylvia Coats, Richard Bobo and Betty Preston. Dr. Fisher vive em Albany, Ohio, com sua esposa Katherine e seus filhos Isaiah e Anna.

Sheila Paige

Diretora executiva e fundadora do Piano Wellness Seminar, hoje o Keyboard Wellness Seminar, tem mais de 35 anos de experiência com o trabalho de Dorothy Taubman e uma extensa atuação com Técnica de Alexander. Foi membro do corpo docente do Taubman Institute e atualmente é docente do Dorothy Taubman Seminar. Sua reputação como professora atrai pianistas de todos os Estados Unidos e também a faz requisitada regularmente para viajar para ensinar nas cidades de Dallas, Austin, Knoxville, Nashville, Memphis, Pittsburgh, Cleveland, Raleigh, Charlotte, Clearwater e Phoenix. Foi docente na Immaculata University e no Chestnut Hill College na região da Filadélfia e é hoje docente na Cleveland State University. Muitos de seus ex-alunos são hoje professores universitários e artistas que atuaram com inúmeras orquestras, tais como Vienna Philharmonic e Pittsburgh Symphony.

Sheila Paige ganhou reconhecimento internacional como palestrante e ministrante de masterclasses, incluindo as do Taubman Symposium no Selangor Institute of Music em Kuala Lumpur, na Malásia. Recentemente apresentou palestras em Dallas, Charlotte, Albuquerque, Phoenix, Cherry Hill, NJ, na University of Memphis, Southern Methodist University, Dallas Baptist University, Duquesne University, Oberlin College, North Carolina School of the Arts, Clearwater Christian College, na University of Texas at Tyler, e Vanderbilt University. Paige também apresentou seu trabalho em várias conferências: Oklahoma Music Teachers em junho de 2005, Music Teachers Association na California em julho de 2005, Texas Music Teachers Association em junho de 2006 e 2009, e California Association of Professional Music Teachers em fevereiro de 2007. Apresentou-se também na Piano Celebration, Metro State College (Denver), na University of North Texas, Meredith College, Cleveland State University, Dallas Music Teachers Association, Pittsburgh Music Teachers Association, Cary-Apex Music Teachers (Carolina do Norte), Raleigh Piano Teachers, Main Line Music Teachers Association (Pensilvânia), e Jacobs Music (loja Steinway, Cherry Hill, Nova Jérsei). Em junho de 2009 foi a principal palestrante convidada na University of Oklahoma, Pedagogy Seminar for Piano Teachers. Em julho de 2010, Sheila Paige apresentou na convenção National American Guild of Organists em Washington D. C. Paige também foi a principal palestrante convidada na
convenção estadual do South Carolina Music Teachers Association em novembro de 2010 e foi
também consultora convidada na convenção Kansas State Music Teachers Association em junho de 2013.

Atuando frequentemente como performer, Sheila Paige apresentou recitais e ao lado de orquestras tanto localmente quanto nacionalmente nos EUA. Como camerista, apresentou-se no Avery Fisher Hall no Lincoln Center, e suas performances solo já foram ouvidas na rede
nacional de rádio dos EUA.

Links importantes

How Motion Affects Sound

Vídeos

Katherine Fisher

Atua como docente no Athens Community Music School na Ohio University in Athens, Ohio, onde atua em aulas individuais de piano e como coordenadora do Piano Safari Program (ensino em grupo) para crianças iniciantes. Katherine Fisher e Dr. Julie Knerr trabalharam no livro Piano Safari® Method desde o tempo em que estudavam juntas na University of Oklahoma, na qual ambas realizaram o sonho comum de escrever um livro que incorporasse todos os melhores elementos dos vários métodos que usavam em seu ensino.

Katherine é membro do Fisher Piano Duo com seu marido Christopher Fisher, apresentando-se por todo os EUA. É membro ativo do Music Teachers National Association, tendo recentemente sido recording secretary para a OhioMTA. She presently serves in the capacity of Vice- President for Membership for the Southeast District of OhioMTA. Nativa de Ohio, Katherine obteve seus títulos da University of Oklahoma (Master of Music in Piano Performance and Pedagogy) e do Wheaton College Conservatory of Music (Bachelor of Music in Piano Performance). Seus professores incluem Jeongwon Ham, Jane Magrath, Barbara Fast, Karin R. Edwards e Nancy Bachus.

links importantes

Piano Duet Repertoire

Piano Safari

videos

Introductory Video Animal Technical Exercises from Piano Safari Book 1

Floating Snowflakes by Knerr, Fisher & Fisher

Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira

Mestre em Educação, Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira é professora de piano formada pelo Curso Superior de Piano do Conservatório Dramático e Musical de SP,estudou Letras na Universidade de São Paulo, e possui Pós Graduação em Tecnologias Educacionais. Estudou e pesquisou o Método Suzuki em Matsumoto (Japão) em 1989 e em 1999 e nos EUA em 1993. Em Genebra (Suíça) estudou o Método Dalcroze no Instituto Jaques Dalcroze em 1995, e 2003, e apresentou seus trabalhos na Conferência Internacional de Rítmica. Em 2005 participou e apresentou seus trabalhos em Dresden na Alemanha. Em outubro de 2008 participou do Encontro Mundial de Revisão á Didática Pianística em Dalas nos Estados Unidos. Autora de livros didáticos para piano, teoria musical e vídeo para jogos rítmicos musicais, teve seus livros lançados em cursos e palestras que ministrou para professores e em Conferências em Matsumoto (Japão), Chicago (USA), Lima (Peru), Dresden (Alemanha), Genebra (Suíça) e em diversas cidades brasileiras.É associada do Centro de Música Brasileira-SP.

Livros editados pela Editora UFPR:

  • Estrelinhas Brasileiras Volume 1- conteúdos: 19 peças folclóricas brasileiras com a harmonia semelhante ao do volume 1 do Método Suzuki. Explicações e atividades práticas facilitadoras do método.
  • Estrelinhas Brasileiras Volume 2 - 26 peças de compositores brasileiros nível iniciação e intermediário, com sugestões de Jogos Musicais, Artes Plásticas, Literatura e demais linguagens para o aprofundamento da obra musical e para tocá-las no piano. Compositores do livro: Padre José Maurício Nunes Garcia, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Almeida Prado, Osvaldo Lacerda, José Penalva, Maurício Dottori, Maria Ignês Teixeira,Carlos Gomes, Nilson Lombardi, Guilherme Leanza, Chiquinha Gonzaga, entre outros. 
  • Brincando de Teoria Musical - primeiros contatos com a leitura e escrita Musical , Edição do autor 2001
  • Jogos Rítmicos Musicais - DVD com aulas de movimento e musicalização ancoradas nos Métodos Suzuki e Dalcroze de Educação Musical.

links importantes

Scavone Ensino Musical

videos