Liliana Harb Bollos

Site

Pianista, professora e pesquisadora, atualmente desenvolve a pesquisa pós-doc PNPD-CAPES Harmonização no Piano em Grupo na EMAC-UFG. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre e bacharel em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). É autora dos livros Harmonização no Piano Popular (Laços, 2017), Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Ed. Som, 2011).

Na Áustria, país onde morou entre 1989 e 1996, atuou em diversos grupos musicais como Fernando Corrêa Quartet, Swing Collection e acompanhou artistas como o cantor americano Mark Murphy e a cantora alemã Melanie Bong, além de ter ministrado cursos livres sobre música popular e cultura brasileira (1990-96). Foi aluna da classe de piano de Harry Neuwirth e teve aulas com Bill Dobbins e Mark Levine, além de participar de diversos workshops com expressivos músicos do jazz como Ray Brown, Jim Hall, Joe Pass, Sir Holand Hanna, Bill Evans (sax), Wynton Marsalis, Barry Harris, Red Mitchell, entre outros. Participou do cd “Em Contraste” de Fernando Corrêa, tendo como convidado especial o cantor americano de jazz Mark Murphy (Áustria, 1996), que foi considerado pela revista Down Beat o melhor cantor de jazz de 1996 e 97 e também no cd "Mia San Mia" do Instituto Latino-Americano de Graz, na Áustria com dois grupos: Grupo Curumin e Duo Melanie Bong & Liliana Bollos (Áustria, 1993).

De volta ao Brasil em 1996, a pianista já se apresentou com Alaíde Costa, Ruy Castro & Sabá Quinteto (Projeto Bossa Nova), Orquestra Sinfônica de Santo André (com o Duo Fel), Coral USP (sob a regência de Thiago Pinheiro), entre outros. Foi professora de piano popular no Festival de Música de Ourinhos (2005) e no Curso de Férias de Tatuí (2007). É integrante do Quarteto Sonoro (com Daniel Allain, Fernando Corrêa e Sérgio Schreiber), com o qual lançou o CD Sonoridades em 2015. Atualmente leciona na UNIFACCAMP onde também coordena a Pós-graduação lato sensu em Música Popular.

 

Videos

Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

Site

Iniciou seus estudos de piano aos 7 anos. Concluiu o Curso Técnico em Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes. Graduou-se em Piano Erudito pela UNICAMP e em Psicologia pela PUC-Campinas. Por ter deficiência visual total e congênita, foi alfabetizada em braile e, desde então, passou a ler partituras por meio desse sistema de leitura e escrita. Ao longo da sua atuação como intérprete, pesquisou e estudou ao piano um variado repertório de peças transcritas em braile, campo de pesquisa no qual vem se aprofundando. Atualmente, estuda sob a orientação da professora Glória Raimondi. Foi também aluna das professoras Eloísa Lopes, Acy Mayer, Lucielena Terribile e Lilian Monteiro Gazoni. Recebeu orientações da pianista Isabel Mourão. Foi premiada em concursos de piano, tendo recebido Menção Honrosa e Terceiro Lugar, nos concursos Arte Livre e Souza Lima, respectivamente. É Doutora e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, com apoio da FAPESP. Realizou recitais de piano em vários espaços tais como: Espaço Cultural IPJG (2018), Instituto de Artes da UNICAMP (2017), Escola de Artes Pró-Música (2017, 2015), Companhia Sarau (2016) entre outros. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (1998) sob a regência do maestro Benito Juarez e da Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba (2017, 1998) sob a regência do maestro Eduardo Ostergren. Participou da Oficina de Piano do 19º Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas (2018), do III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2016 e do IV Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2017, no qual também atuou como palestrante convidada. Participou do X Encontro de Educação Musical da UNICAMP, como integrante de Mesa-Redonda em 2017 e do IV Performa Clavis, na UNESP, em 2016. Como pesquisadora tem artigos publicados nos Anais da ANPPOM, do SIMCAM, do Performa Clavis e do Encontro de Educação Musical da UNICAMP.

É servidora pública no Centro de Tecnologia da Informação CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Desenvolve um projeto de pesquisa com apoio do CNPq (Chamada Universal), relacionado aos recursos tecnológicos voltados para transcrição de partituras em braile. Também com o apoio do CNPQ, orienta um projeto de Iniciação Científica nessa temática.

 

Videos

Camila Braz

Site

Em 2004, ingressou na Faculdade Santa Marcelina, onde obteve o título de Bacharel em Piano Erudito. Durante este período, foi aluna da renomada pianista Profª Dra Maria José Carrasqueira. Participou de inúmeros concertos de música de câmara, integrando quintetos, quartetos, trios e duos. Em 2006, participou do encerramento do ano letivo da Faculdade Santa Marcelina com a Orquestra de Câmara L´estro Armonico o Concerto para 2 Pianos e Orquestra com a participação da pianista Luciana Simões. em 2009, foi pianista participante no festival de ourinhos e também foi premiada no concurso de pino artlivre, onde obteve o terceiro lugar na prova de duos pianísticos. Em abril de 2011, foi pianista Recitalista do lançamento no Brasil da Liszt Marathon (Fondation Franz Liszt). Em julho de 2011, realizou recital no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE), onde interpretou obras de Ludwig Van Beethoven, Frédéric Chopin, Claude Debussy e Mozart Camargo Guarnieri. Participou de Master Classes ministrados por grandes músicos como Caio Paganno, Fábio Luz, Hamilton Tescarollo (Indiana University) e Luca Chiantore (Itália). Em julho de 2010, participou do Laboratório Internacional de Alta Performance do Castelo de Cortanze (Itália), sob a coordenação do Pianista Fábio Luz. Em setembro deste mesmo ano, foi selecionada para integrar a classe de piano do Pianista Eduardo Monteiro durante o Evento Performa Clavis Internacional no Instituto de Artes da Unesp. Durante os anos de 2010 e 2011, foi Monitora da Faculdade Santa Marcelina, onde lecionou percepção musical e Iniciação a Prática Musical Erudita. Em julho de 2012 participou ativamente do EUROARTS festival, promovido pela Faculdade de Colônia (Wuppertal) na Alemanha. Em dezembro de 2013 realizou um recital na Pinacoteca Benedito Calixto juntamente com a pianista Luciana Simões, onde foram interpretdas obras de Debussy, Rachmaninoff e Osvaldo Lacerda.

Em janeiro de 2014, especializou-se em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro) e neste mesmo semestre, foi participante ativa da Oficina de Piano da USP. Em junho de 2014 ministrou Master Classes na Escola de Música Cultura, em Goiânia e também foi solista em um concerto realizado pela Orquestra Edmundo Villani Cortês, juntamente com a pianista Luciana Simões.  Em 2016 participou do grupo de pesquisa da UFABC nos estudos de neurociências e também se especializou em Neurologia Clínica pelo Instituto Israelita de ensino e Pesquisa Albert Einstein, a fim de estudar a fundo os processos de aprendizagem do cérebro humano.

Durante os de 2016 e 2017, foi coordenadora da Pós-Graduação em Pedagogia do Piano promovida pela Faculdade Santa Marcelina, onde ofereceu um dos mais respeitados cursos da área com renomados docentes Acadêmicos do País. Em 2017 participou e organizou o Master class do pianista alemão Tim Ovens, e neste mesmo ano, ministrou uma palestra sobre pedagogia do piano para o CONVEP, ao lado de nomes importantes como Nahim Marun (UNESP) e Alfeu Araújo (USP).

Em janeiro de 2018, participou de um workshop sobre o trabalho da interpretação musical Zeitgestalt, ministrado pela pianista Margarida Fukuda Em maio de 2018, ministrou um Workshop sobre Pedagogia do Piano, realizado na sala de estudos da professora Patrícia Cervantes, onde educadoras como Laura Longo e Elvira Drumonnd também lecionaram cursos com a mesma temática. Atualmente, é pianista do duo Interlúdio com a flautista Fernanda de Castro (integrante do Grupo Quinta Essencia) e do duo Piano², formado com a pianista Luciana Simões (integrante do Alma Chamber Essamble), além de possuir diversos alunos sob a sua orientação particular.

 

Videos

Liz Helena Minadeo

Piano

Link 1
Link 2

 

Mestranda em Práticas Interpretativas no Instituto de Artes da Unesp, sob orientação do Professor e pianista Nahim Marun, cuja pesquisa é sobre a técnica pianística do professor e pianista Pietro Maranca (1944-1995). Estudou com o Professor Pietro Maranca por oito anos entre aulas particulares e no curso de Bacharelado em Música – habilitação em piano, trabalhando a técnica que ele desenvolveu a partir de seus estudos com Peter Feuchtwanger (1939-2016), Maria Curcio (1918-2009) e Arturo Benedetti Michelangeli (1920-1995).

Estudou piano com Daisy de Luca, Marcelo Verzoni, Sonia Muniz e Eduardo Monteiro e música de câmara com o Maestro Alberto Jaffé e com o violinista e professor Ayrton Pinto (ex-spalla da Osesp). Participou de Master Classes com João Carlos Martins, Paul Rutmann e Boaz Sharon. Participou de festivais de Música da Pró-Arte em Teresópolis, de recitais em Brasília na UnB e no programa de rádio ao vivo “Um piano ao cair da tarde” da Rádio de Brasília, na Unirio (RJ). Em São Paulo, recitais no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), na série Música no Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, do III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, Performa Clavis 2014 e 2016, e Oficinas de Piano da USP. Recitais com música de câmara na Unesp. Participa do Duo Cantabile com a flautista Maria Luiza Belderrain e do Quarteto Allemande. Professora de piano em Conservatório e Escolas de Música em São Paulo e em Niterói. Estágio em Música de Câmara no IA-Unesp. Submissões aceitas para a apresentação de trabalhos de Comunicação Científica e Artística, no XXVIII Congresso da ANPPOM, que será realizado em Manaus (AM), de 27 a 31 de agosto de 2018.

Bacharel em Direito e advogada.

 

Videos

Marcella Pontes

Site

É natural de Goiânia e iniciou seus estudos musicais com a Professora Viviane Drogomirecki no ano de 2001. Em 2002, continuou o aprendizado pianistico com a renomada Professora Lilian Meire Silva Carneiro de Mendonça, onde permaneceu por 10 anos. Em 2010, formou -se Bacharel em Piano na Classe da Dr. Maria Helena Jayme Borges pela UFG. Em 2012, aperfeiçoou sua performance na University of Wyoming - EUA orientada em piano pela Dr. Theresa Bogard e pela Dr. Rúbia Santos em piano accompanying. Pós graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro.

Em junho de 2014, promoveu a  primeira "Semana do Piano", em Goiânia, onde contou com a presença de renomados Professores e Pianistas. Setembro de 2015, desenvolveu a Segunda edição da Semana do Piano em Goiânia, o evento concretizou seu objetivo mais uma vez, estabelecendo novas experiências musicais, descobrindo novos talentos e estimulando o aprimoramento técnico dos estudantes de piano. Atualmente, leciona as aulas de piano e musicalização infantil em seu estúdio Costa & Pontes Pianíssimo localizado em Águas Claras - DF.

Este ano, iniciou seu trabalho em produção de jogos musicais didáticos Marcella Pontes.

 

Vídeos