Ana Beatriz Marcondes Marra

UFSCar - curso de Educação Musical a distância
Fanpage Facebook - "Pianissimo" 
Canal do Youtube

Ana Beatriz Marcondes Marra é Bacharel em Piano pela Universidade da Ribeirão Preto, tendo sido aluna de Miguel Angel Scebba e Antonio Bezzan; possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, cuja dissertação versou sobre analogias entre os processos de alfabetização musical e na língua. Tem mais de 20 anos de experiência no ensino individual e coletivo de piano e teoria musical, para crianças, jovens e adultos, como pianista solista e de música de câmara. Além disso, também ensinou música a grupos de crianças em um projeto social por 13 anos, em que coordenou uma orquestra de instrumentos Orff e um coral com cerca de 100 crianças. Realizou cursos de formação em Filosofia e Piano Suzuki com a Profª. Drª. Shinobu Saito e a Profª. Caroline Fraser e é professora de piano associada a Suzuki Association of the Americas. Desde 2013, é responsável pelas disciplinas de Teclado 3 e 4 do curso de Licenciatura em em Educação Musical a Distância.

Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

Site

Iniciou seus estudos de piano aos 7 anos. Concluiu o Curso Técnico em Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes. Graduou-se em Piano Erudito pela UNICAMP, e em Psicologia pela PUC-Campinas. Foi premiada em concursos de piano, tendo recebido Menção Honrosa e Terceiro Lugar, nos concursos Arte Livre e Souza Lima, respectivamente. É Doutora e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Realizou recitais de piano nos seguintes espaços: Companhia Sarau (2016); Escola de Artes Pró-Música (2015); Instituto de Artes da UNICAMP (2003), entre outros. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica Municipal de Piracicaba. Participou do III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, em 2016. Participou do IV Performa Clavis, na UNESP, em 2016. Participou do X Encontro de Educação Musical da UNICAMP, como integrante de Mesa-Redonda, em 2017.

Atualmente é colunista da Rede Anhanguera de Comunicações (RAC) e servidora pública no Centro de Tecnologia da Informação CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Videos

Mirka da Pieva

Site e Blog
Canal no Youtube
Fanpage no Facebook
Pianópera

Mirka da Pieva tem sua formação em piano clássico pelo Conservatório Carlos Gomes – RS, bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria – RS, Especialização em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música – RJ e Mestrado em Práticas Interpretativas/Piano pela Universade Federal do Rio Grande do Sul. Dentre seus professores estão Claudia Deltregia, Sérgio Olivè e Luiz Senize. Também participou de masterclasses com renomados professores como Homero Magalhães, Mauricy Martin, Alexandre Dossin, Ney Fialcow, Thomas Steinhöfel, Arnaldo Cohen e Cristina Ortiz. 

Recebeu premiações em diversas competições nacionais de piano como o concurso Carlos Gomes, Araçatuba, Rosa mística e Edna Basset Rabith.  Foi também solista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando venceu o concurso Jovens Solistas da OSPA. Há 10 anos reside no Rio de Janeiro, onde já apresentou-se em recitais de piano solo e música de câmera.

Atualmente dedica-se quase que integralmente à sua paixão: o ensino de piano. Atende alunos de todas as faixas etárias no Pianóperaum estúdio independente que promove aulas de piano e canto, bem como eventos sociais, cursos e apresentações. Ela também ministra workshops em escolas de música, onde divide um pouco de sua experiência como professora particular de piano com outros profissionais da área e divulga seu trabalho com os jogos Mirka Brinca. Paralelo a isso mantém sempre ativo o seu blog Mirka&Piano, produzindo diversos artigos relacionados ao ensino de piano e música em geral.

Sabrina Schulz

Doutoranda em Música pelo Instituto de Artes da Unesp, mestre em interpretação musical pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em piano pela Unesp na classe do prof. Nahim Marum e Attílio Mastrogiovanni. Atua como solista e camerista reservando seu repertório para a música dos século XX e XXI, tendo tocado em quase todas as capitais brasileiras além de festivais de música contemporânea e eletroacústica.

Durante os anos de 2014 a 2016 integrou a Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá – UEM, atuando como continuísta e solista pelo interior do estado do Paraná. Foi professora do festival de Música de Presidente Prudente, onde realizou master-class de piano voltado para o repertório contemporâneo. Já participou de inúmeros festivais como o festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, festival Música Nova e Festival de Música Contemporânea Brasileira.

Atuou recentemente como professora de piano, análise musical e história da música na Universidade do Oeste Paulista e atualmente é professora de piano e História da Música na Universidade Estadual de Maringá-PR. Desenvolve pesquisa científica nas áreas de cognição musical, interpretação e performance pianística, música eletroacústica, pedagogia do piano e história da música contemporânea brasileira, tendo publicado em diversos congressos no Brasil e na Argentina.

Videos