JOÃO PAULO CASAROTTI

Artigos Acadêmicos- English
Artigo: Chopin the Teacher
DMA Dissertation - LSU

O pianista e pedagogo brasileiro João Paulo Casarotti obteve o Doutorado em Piano Performance pala Louisiana State University, Mestrado em Performance Pianística e em Pedagogia do Piano na Temple University, o Mestrado em Pedagogia do Piano pela University of North Dakota, o Bacharelado em Piano pela Universidade de São Paulo, o Diploma de Piano da Escola de Música “Maestro Ernt Mahle” de Piracicaba, e o Certificado de Performance da Academia Nacional de Música de Sofia (Bulgária). Casarotti mantém uma atividade intensa como intérprete, pesquisador, pedagogo e palestrante. Entre seus professores estão Michael Gurt, Sheila Paige, Maria Del Pico Taylor, Dr. Mauricy Martin, Dr. Sergio Gallo, Victor Tchouchkov, Marisa Lacorte, Cecilia Bellato, Conceição Cazelatto e Olga Normanha. 

Dr. Casarotti se apresentou com solista e camerista no Brasil,  Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul,  Bulgária, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Ele atuou ainda com orquestra no Brasil e nos Estados Unidos. Casarotti foi Diretor Artístico das séries “Ernst Mahle in America” (2009) e “Villa-Lobos in America” (2010). Ele organizou concertos integrando essas séries na Rock Hall (Temple University, Philadelphia), na Steinert Hall (Boston) e na Steinway Hall (New York).

Casarotti é um importante pesquisador da obra pianística de Ernst Mahler e desenvolve um projeto para tornar a música de Mahle mais acessível para o público. Casarotti apresentou palestras na Hawaii International Conference of Arts and Humanities, na Temple University MTNA Chapter, na Northern Delaware Valley Chapter of the Music Teachers Association, e na Pennsylvania State Conference of the Music Teachers Association.

Casarotti especializou-se na Taubman  technique e estudou sob orientação de Maria Del Pico Taylor e Dorothy Taubman. Ele se tornou o editor do Booklet of Musical Examples do Taubman Seminar na Temple University e serviu como assistente no Taubman Seminar por três anos. Casarotti foi nomeado recentemente como docente no Keyboard Wellness Seminar na University of North Texas e estuda atualmente com Sheila Paige.

Em 2009 Casarotti começou uma pesquisa para criar um estúdio online para o ensino do piano. Desde então ele leciona à distância a partir de locações diversas como Pennsylvania, New Jersey, New York, Louisiana e Brasil. Casarotti criou o estúdio online de piano da Southern University em 2013. Essa iniciativa tem sido um recurso fundamental para o currículo de música da Southern University. Ele se tornou um consultor para estúdios privados e universidades na Louisiana, em New Jersey, Pennsylvania, New York e Brasil e veme apresentando palestras e workshops em conferencias como a National Conference of Piano Pedagogy e  National Conference da Music Teachers National Association

Na temporada de 2014 Casarotti esteve no Brasil para apresentar uma série de recitais e masterclasses e atuar como solista para a comemoração do 85º aniversário do compositor Ernst Mahle com a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Casarotti também foi solista no mesmo ano da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Louisiana State University Orchestra.  Participou de uma turnê pela Asia passando pela Coréia, Tailândia e Taiwan. Casarotti foi júri do 2014 International Piano Examination Committee (IPPEC) em Taiwan e ouviu mais de 1700 pianistas.

Casarotti tem uma intensa carreira como pedagogo tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Ele trabalhou por quatro anos na Temple University e na Temple Prep School, onde ministrou aulas em Pedagogia do Piano, Piano em Grupo e Aulas Práticas Aplicadas. Atualmente, Casarotti é Assistant Professor em Piano e Pedagogia do Piano e Coordenador de Área de Piano na Southern University em Baton Rouge, LA.

 

vídeos